Hipoxemia é geralmente definida como diminuição da pressão parcial de oxigênio no sangue,sem outras especificações, que incluem tanto a concentração de oxigênio dissolvido, e oxigênio ligado à hemoglobina. Inclusão deste último incluem anemia como uma possível causa de hipoxemia(que, no entanto não é o caso geral).

Hipoxemia é diferente de hipóxia, que é uma disponibilidade de oxigênio anormalmente baixos para o corpo, ou um tecido ou órgão individuais.Ainda assim, a hipóxia pode ser causada por hipoxemia, tais é referido como''''hipóxia hipoxêmica, que se distingue por exemplo, hipóxia anêmica.Por causa do uso incorreto freqüentes de hipoxemia, é às vezes erroneamente indicado como''''hipóxia hipóxica.

Causas de hipoxemia são classificados em grupos:

1 - Pressão inspirado baixa parcial de oxigênio (PIO baixa 2)
2 - Hipoventilação alveolar
3 - Comprometimento da difusão através da membrana gás-sangue
4 - Ventilação-perfusão desigualdade
5 - Desvio

Condições que resultam em hipoxemia a agir através de uma ou mais dessas causas primárias.Em contraste a deficiência de hemoglobina, primária, anemia por exemplo, geralmente não é considerada como uma causa, uma vez que não diminui a pressão parcial de oxigênio no sangue.

Baixa pressão de oxigênio inspirado parcial (Pio baixo 2)

Se a pressão parcial de oxigênio no gás inspirado é baixo, então uma quantidade reduzida de oxigênio é fornecido ao gás, troca de peças (alvéolos) dos pulmões a cada minuto.

A pressão parcial de oxigênio reduzida pode ser um resultado do teor de oxigênio reduzidos fracionária (FiO 2 baixa) ou simplesmente um resultado da pressão barométrica baixa, como pode ocorrer em grandes altitudes.

Esta Pio reduzida 2 pode resultar em hipoxemia mesmo quando os pulmões são normais. Além disso, é o conteúdo de oxigênio inspirado''''que é importante, neste caso, ao invés da''''concentração atmosférica como a pessoa pode não estar respirando gás atmosférico (por exemplo, durante um anestésico).

NOTA: As pessoas, muitas vezes, simplificar esse conceito e estado de baixa FiO 2 como um das seis principais causas de hipoxemia, mas isso não conta para circunstâncias importantes, como a hipoxemia induzida por altitude, onde de fato FiO 2 é normal.

Hipoventilação alveolar

Se a ventilação alveolar é baixa, pode haver insuficiência de oxigênio entregue ao alvéolos a cada minuto. Isto pode causar hipoxemia mesmo quando os pulmões são normais, como a causa pode estar fora dos pulmões (por exemplo, obstrução das vias aéreas, depressão do centro respiratório do cérebro, ou fraqueza muscular).

Difusão prejudicada

Difusão diminuída através da membrana gás-sangue no pulmão pode causar hipoxemia. No entanto, esta é uma causa muito rara, pois é apenas em circunstâncias extremamente incomum que realmente pode causar um problema.

A maioria dos casos passados ​​que se pensava ser devido a um problema de difusão são agora reconhecidos como sendo devido à desigualdade de ventilação-perfusão.

Desvio

Desvio de sangue do lado direito para o lado esquerdo da circulação (à direita para a esquerda shunt) é uma causa poderosa de hipoxemia.O shunt intracardíaco pode ser intrapulmonar. Tem sido tradicionalmente,uma causa que poderia ser facilmente distinguido dos outros, mas a única causa que não pode ser corrigida pela administração de oxigênio a 100%.No entanto, esta pode ser uma simplificação exagerada, como alguns tipos de shunts intrapulmonares pode ser fechado com 100% de O 2 e a hipoxemia sanadas.

Ventilação-perfusão desigualdade

Ventilação-perfusão desigualdade (ou''incompatibilidade de ventilação-perfusão'') é uma causa comum de hipoxemia em pessoas com doença pulmonar.É a área do pulmão, com ventilação / perfusão índices que são menos de um (mas não zero) que causam hipoxemia por este mecanismo. A relação ventilação / perfusão de zero é considerado um shunt.

Fonte: Blog Enfermagem Gambare