O mal de simioto é uma doença muito pouco esclarecida, principalmente na internet, muito pouco se fala sobre essa doença, é também conhecida como "doença do macaco" ataca principalmente crianças pequenas e consiste basicamente pela alergia ao leite de vaca (não intolerância à lactose), alergia à uma proteína chamada de caseína.

Caseína

A caseína é uma proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco. Estas proteínas encontram-se com frequência no leite de mamíferos, sendo cerca de 80% da proteína encontrada no leite de vaca e entre 20% e 45% das proteínas no leite humano.O quadro clínico da doença se manifesta com e sem sintomas. No primeiro caso, há formas: A CLÁSSICA e a NÃO CLÁSSICA.

A CLÁSSICA

Caracteriza-se pela diarréia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia forropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite ou apetite demais, distensão abdominal (barriga inchada), vómito (refluxo), dor abdominal, osteoporose, estirilidade, abortos de repetição, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia, desnutrição aguda, que podem levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento.

A NÃO CLÁSSICA

Apresenta manifestações monossintomáticas, e as alterações gastrosintestinais não chamam tanto a atenção. Pode ser por exemplo, anemia resistente a ferroterapia irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alterações do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa. Se não tratada a doença, pode surgir complicações como câncer do intestino.

Fonte: Portal Teia