Um marca-passo é um dispositivo projetado para tratar um ritmo cardíaco lento.

Quando as pessoas se referem a um marca-passo, elas na verdade estão discutindo um sistema de estimulação: um marca-passo, um ou dois cabos-eletrodos e um programador.

Duas partes são colocadas dentro do corpo: o marca-passo e o cabo-eletrodo.O marca-passo é uma pequena caixa metálica que contém circuitos eletrônicos e uma bateria. O marca-passo monitora o coração continuamente, e envia um pulso elétrico para compassar o coração quando seu próprio ritmo é interrompido, está irregular ou muito lento.

O cabo-eletrodo é um fio isolado que transporta o minúsculo pulso elétrico do marca-passo ao coração para regular o ritmo cardíaco. A terceira parte, o programador, é mantido em um hospital ou clínica.

Um enfermeiro ou médico usa o computador especializado para ver como o marca-passo está trabalhando e, se necessário, ajustar a configuração do marcapasso.As três partes de um sistema de estimulação trabalham juntas para tratar a bradicardia (um ritmo cardíaco muito lento).Um sistema de estimulação aumenta o ritmo cardíaco para satisfazer as necessidades de oxigênio do corpo.

Fonte: Medtronic