Na véspera do lançamento no Brasil da campanha global Nursing Now (23/4), parceria entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE), representantes importantes da Enfermagem no mundo se reuniram na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília, para compartilharem informações e debaterem o futuro da área.

Cumprimentando todos os presentes, o presidente do Cofen, Manoel Neri, abriu a reunião lembrando que a Enfermagem realiza uma grandiosa contribuição na saúde da população, que o aumento no escopo de práticas dos profissionais que atuam na atenção básica reforçará ainda mais o importante papel que ela desempenha.

Também citou a crise que a Enfermagem brasileira enfrenta atualmente, constatada através da pesquisa "Perfil da Enfermagem", que apontou condições precárias vividas pelos nossos profissionais. "A campanha Nursing Now traz o empoderamento e valorização da categoria no mundo todo. Estamos felizes em receber os representantes da saúde que atenderam nosso convite, vindo de outros países, para o lançamento dessa campanha que irá marcar a história da Enfermagem no nosso país", afirmou.

Após a apresentação de Elizabeth Iro, enfermeira chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre Práticas Avançadas, os participantes se mostraram entusiasmados e certos da responsabilidade que possuem no desenvolvimento de avanços e no engajamento político da Enfermagem citado em sua fala.

A vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho, entende que a Nursing Now impactará de maneira positiva para investimentos na área: "Consideramos que o desenvolvimento conjunto entre saúde e educação seja essencial para oferecermos um serviço de qualidade à população. Neste sentido, o Cofen tem firmado diversas parcerias com universidades e, também, criado protocolos a fim de que a atenção primária seja fortalecida". Ainda em processo de finalização, o Cofen firmou convênio para mais uma pesquisa que visa mapear as práticas de Enfermagem realizadas por profissionais na Atenção Primária de Saúde em todo território nacional.

Elizabeth acredita que a Enfermagem em muitos países é desafiante, mas este é o momento de fazer o exercício de empoderamento dos profissionais. "O engajamento em obter dados sobre a realidade da Enfermagem no Brasil é essencial na construção de melhorias e na valorização da categoria", disse.

Ao término do encontro, as autoridades presentes foram convidadas a conhecerem a Reunião Ordinária de Plenário (ROP), realizada mensalmente para tomadas de decisões pelos conselheiros federais do Cofen. Na ocasião, a presidente do CIE, Anette Kennedy, entregou uma medalha com o rosto de Florence Nightingale – pioneira da Enfermagem – ao presidente do Cofen que, emocionado, agradeceu o gesto. Anette ressaltou que todas as realizações criativas e inovadoras dos profissionais de Enfermagem precisam ser divulgadas pelo mundo. "Há muito o que ser aprimorado na abordagem dos temas, em especial sobre a conscientização e prevenção de doenças crônicas", afirmou.

A coordenadora do Grupo de Trabalho do programa Nursing Now no Brasil, Isabel Mendes, ressaltou o protagonismo já reconhecido por dirigentes e governantes de muitos países, os quais sabem que sem a Enfermagem o Sistema de Saúde não funciona. "Nossa presença na Saúde é imprescindível e ininterrupta, 24 horas ao lado do paciente. E é essa importância que buscamos mostrar a todos", afirmou. Segundo ela, o programa busca chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU, para que valorizem os profissionais de enfermagem.

Também presente, a Ordem dos Enfermeiros de Angola, representada pelo bastonário Paulo Luvualo, agradeceu o convite para participar do lançamento do programa. Paulo acredita ser uma forma eficaz de levar e aplicar as melhores práticas da Enfermagem. "Brasil e Angola compartilham um oceano, um colonizador, uma língua e, infelizmente, dificuldades semelhantes na Enfermagem, como a falta de reconhecimento. Juntos, podemos mudar esta realidade", destacou.

Barbara Stilwell, Diretora Executiva Global Nursing Now (EUA), diversos representantes da OMS nacional e internacional, universidades, assim como entidades representativas da Enfermagem também estavam presentes na reunião.

Lançamento Nursing Now – A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Facebook do Cofen nesta quarta-feira (24), a partir das 14h. O evento vai reunir autoridades nacionais e internacionais para lançar as metas e objetivos do maior programa de fortalecimento da Enfermagem no Brasil. Todos os estudantes e profissionais de Enfermagem estão convidados a acompanharem ao vivo a transmissão!


Fonte de texto: www.cofen.gov.br