O curso de Enfermagem da Esamaz é o primeiro das regiões Norte e Nordeste a receber o Selo de Certificação da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional do Pará (Coren-PA).

Já o curso técnico em Enfermagem da EsamazTec é o primeiro do Brasil a receber a mesma certificação. O processo de certificação foi concluído nesta quarta-feira (15) e fez parte das comemorações da Semana da Enfermagem da Instituição e do Coren-PA.

Durante a cerimônia foram apresentados os resultados da Comissão Avaliadora que analisou a qualidade de ensino do curso de graduação e do curso técnico. A Esamaz alcançou 94,3% dos indicadores estabelecidos pelo Programa de Qualidade do Cofen. São avaliados 60 itens, sendo que a média para instituição conseguir levar o selo é preencher no mínimo 75% dos indicadores.


O selo foi lançado pelo Cofen em janeiro deste ano. É uma certificação inédita no mundo, que visa a valorização não somente da instituição, mas principalmente dos profissionais que são responsáveis pela produção da qualidade dentro daquilo que se constrói na Enfermagem brasileira.

"Esse selo vem premiar as boas práticas na formação profissional, ou seja, uma instituição quando certificada, também permitirá a certificação de todos os docentes que fazem parte do processo de construção de um aprendizado com responsabilidade e ética profissional.", disse o coordenador da Comissão Nacional da Qualidade, Claudio Porto. Entre os itens avaliados está a qualidade no processo pedagógico. "Aquilo que se pretende buscar dentro da formação, ou seja, um profissional que preencha todos os quesitos essenciais, oferecendo uma Enfermagem segura, isenta de risco", completou Claudio.

Segundo o vice-diretor geral da Esamaz, o bom profissional de Enfermagem começa com uma boa formação acadêmica e curso de excelência. "Com a conquista desse selo vamos trabalhar ainda mais para avançar na qualidade estabelecida pelo Cofen e buscar inovações tecnológicas para melhorar o desempenho dos cursos", concluiu Reinaldo.

A professora Elisangela Mendonça, coordenadora do curso de Enfermagem da Esamaz comemorou a conquista do selo. "Isso é resultado de um trabalho árduo, em que fazemos a interação da teoria e da prática e podemos colocar profissionais com qualidade no mercado de trabalho, que possam assistir o paciente de forma completa.", afirmou.

A acadêmica Erica Monteiro, que cursa o 3º semestre de Enfermagem, disse que escolheu a profissão por amor e convicção. Ela acredita que o Selo do Cofen traz melhores possibilidades emprego.

"Essa avaliação do Cofen é uma referência ótima para o mercado", disse. Para Antonio Guimarães, aluno do 2º ano do curso de técnico em Enfermagem, o selo é um reflexo da qualidade do corpo docente e da estrutura oferecida pela EsamazTec. "O selo vai aumentar muito o peso do nosso currículo e mostra que todo conhecimento que estamos adquirindo será importante para o sucesso em nossa carreira profissional", destacou.

O selo já foi concedido a 10 hospitais e 2 instituições de ensino, uma de Brasília e uma de Belo Horizonte.


Fonte de texto: Cofen