Mas para estar ali foi preciso ser indicado pelos colegas da equipe, seja na instituição de saúde, no órgão público ou privado, ou na instituição de ensino. Além disso, foi preciso ser sorteado entre mais de cem indicados e assim estar entre os 40 que receberam na noite de 22 de maio o Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem 2019.

Esta foi a quarta edição do Prêmio e uma noite especial reuniu no Hotel Faial, em Florianópolis, lideranças da Enfermagem, auxiliares, técnicos e enfermeiros das mais variadas especialidades, assim como gestores e convidados de outras profissões.

A solenidade de entrega iniciou com uma mesa de honra formada pela presidente do Coren-SC, Helga Regina Bresciani, pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jorge Cobra, pela diretora da ABEn/SC, Elaine Fortes, pelo secretário municipal de Saúde de Garuva, Roland Ristow Júnior, e pelo diretor do SindSaúde-SC, Nereu Spezim. Em suas falas, todos destacaram o protagonismo da Enfermagem no atendimento à população e como é importante dar visibilidade às boas práticas, à pesquisa e à difusão de conhecimentos promovida pelos profissionais ali reconhecidos.

A presidente do Coren-SC ressaltou que a história demonstra uma trajetória de evolução da categoria, sempre buscando aperfeiçoamento respaldado no conhecimento técnico e científico, mas nunca deixando de lado as relações e o cuidado como fatores essenciais na assistência de qualidade. Ela também citou as lutas e desafios da profissão:

"Temos muito que lutar para que essa profissão seja reconhecida pela importância do seu trabalho. Lutamos pela qualidade, por condições de trabalho e por uma formação responsável e ética, por melhores salários e pela democracia. Finalmente, temos a dizer que uma profissão que lida com a vida não pode ser ensinada a distância."

Na sequência iniciou-se a entrega dos troféus e dos certificados que simbolizam o Prêmio, que contou com a participação dos conselheiros do Coren-SC presentes: Daniella Regina Farinella Jora, Alessandra Junkes Coutinho, Elizimara Ferreira Siqueira, Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, Míssia Mesquita Páscoa, Ana Paula da Silva Maciel, Lais Concellos, Daniela Maçaneiro e Vilmar Wanderet.

Ao falar em nome dos auxiliares e técnicos de Enfermagem premiados, o técnico Giovani Duarte de Souza, do Hospital Governador Celso Ramos, contou um pouco do processo de indicação que ocorreu por eleição dentro da instituição, agradeceu a homenagem e disse que os desafios diários fazem parte desta profissão que escolheu, mas são recompensados com muitos momentos bons e de reconhecimento.

POESIA – O técnico de Enfermagem Edenilson Goeten, de Blumenau, é um dos premiados mas não conseguiu estar presente na solenidade. Ele enviou um texto onde havia junto um poema que fazia analogia da profissão de Enfermagem com a de um mágico, batizado de "Mágico de branco". A chefe de Gabinete do Coren-SC, Arlene Pagani, leu o texto que pode ser conferido aqui.

Na categoria enfermeiras receberam a honraria profissionais de hospitais, de unidades básicas de saúde e clínicas, além de professoras e pesquisadoras das universidades e centros educacionais. A professora decana do Departamento de Enfermagem da UFSC, Vera Radunz, foi escolhida para falar em nome dos homenageados.


Em seu discurso, a professora destacou o cuidado como essência da Enfermagem e fez um comparativo entre uma vela de cera e a lamparina, símbolo da profissão. "Os dois objetos irradiam luz e calor, mas a vela se consome aos poucos e a lamparina possui um reservatório para continuar iluminando.

Esta analogia nos mostra que é preciso cuidar de si e não parar de estudar para manter este reservatório, usando as tecnologias em favor do cuidado humano", disse ela, complementando com ênfase: "Continuem fazendo perguntas e não se contentem com as respostas. As perguntas mudam o mundo".

Com este Prêmio, segundo Helga Bresciani, o Coren-SC também está cumprindo as diretrizes da Campanha Nursing Now Brasil, valorizando e dando visibilidade à contribuição dos profissionais de Enfermagem na garantia e ampliação do acesso à saúde da população.

Depois das homenagens, os convidados puderam confraternizar com um coquetel na área do restaurante do Hotel Faial. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento, entre familiares e colegas de trabalho dos homenageados.


Fonte de texto: Cofen

Fonte de imagem: Maconequi