Dia 17 de setembro será celebrado o Dia Internacional da Segurança do Paciente. Neste dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS), através de seus estados-membros, lançará uma campanha mundial para promover a conscientização sobre a segurança do paciente, demandando que todos mostrem seu engajamento em tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes.

O tema da campanha é "Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde", com o slogan "Falemos todos pela Segurança do Paciente" (Speak up for Patient Safety).

A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), visando uma campanha abrangente no Brasil, sugere uma mobilização conjunta de associações e sociedades técnico-científicas, profissionais, instituições governamentais ou não, empresas prestadoras de serviços de saúde e demais organizações comprometidas com a Segurança do Paciente.

Uma das propostas é a adoção de uma tradução comum para o slogan adotado pela OMS: "Falemos todos pela Segurança do Paciente, assim como o uso das hashtags sugeridas pela OMS: #DiaMundialdaSegurançadoPaciente, #SegurançadoPaciente, #FalemostodospelaSegurançadoPaciente, e as específicas de cada organização.

Outra sugestão é realização das atividades sugeridas pela OMS:

1) Elaboração de vídeos curtos (1 minuto) com pacientes, profissionais de saúde e gestores falando sobre a Segurança do Paciente e o seu engajamento.

2) Iluminação de prédios/jardins ou estátuas com as cores da campanha (ainda a serem divulgadas).

3) Realização de atividade em sua unidade de saúde, seja ela hospitalar, ambulatorial, atenção primária, SADT, entre outros, no Dia Mundial da Segurança do Paciente – 17 de setembro, que busque juntar pacientes e familiares, profissionais, gestores, além de outras partes interessadas.

4) Divulgar uma nota apoiada nas informações da OMS sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente nas redes sociais.

5) Escolher pelo menos uma estória de envolvimento de profissionais ou de pacientes na Segurança do Paciente e buscar divulgar na imprensa, rádio e televisão, além de canais na Internet.

6) Homenagear pelo menos um profissional que tenha se destacado pelo envolvimento com a Segurança do Paciente.

7) Se possível produzir uma camiseta ou um brinde sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente.

8) Utilizar os cartazes da OMS sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente.

Os elementos essenciais da Campanha – Dia Mundial da Segurança do Paciente foi divulgado pela OMS e pode ser acessado no link.

As organizações que realizarem atividades relativas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente deverão comunicar no endereço patientsafety@who.int para que o mapa interativo seja feito.

Fonte de texto: Cofen