Que o programa Capacita do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) é um sucesso, aplaudido por profissionais e estudantes, todos sabemos. E que a coordenadora Lilian Behring ministra aulas e palestras cheias de energia e de criatividade, com profundo conteúdo científico, toda a Enfermagem que já frequentou ao menos um curso do programa de capacitação do Coren-RJ, é testemunha desta competência. Contudo, o que se viu na manhã de hoje (16), no Teatro Odylio Costa Filho, na UERJ, superou todas as expectativas. Cerca de 1500 espectadores lotaram não somente a plateia do teatro, mas também as coxias, para assistirem ao curso Atendimento à Parada Cardiorrespiratória: atualizações dos protocolos mundiais no Suporte Básico e Avançado de Vida.

Coordenado e ministrado pela colaboradora Lilian Behring, o evento foi prestigiado pelos conselheiros Eliane Araújo (que apoiou na organização), Angélica Lyra, Maria Lúcia tanajura, Magali Delfino, Adriana Miranda, Zuleida Vidal e Olguimar dos Santos Dias.
O que era para ser um grande encontro científico, se transformou em momento histórico da nossa Enfermagem fluminense, especialmente após o trauma tão recente pelo incêndio do Hospital Badim. Lembrando deste episódio, que comoveu todo o Brasil, à mesa, a deputada Enfermeira Rejane solicitou um minuto de silêncio pela tragédia e pediu preces àqueles que ainda se encontram internados. Todos atenderam ao apelo com reverência e emoção., na UERJ

A solenidade teve o enfermeiro e conselheiro Glauber Amancio como mestre de cerimônias abrindo a solenidade, a mesa foi composta por autoridades da categoria e da educação, recebidas pela a presidente e vice-presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Teles e Ana Teresa Ferreira. Além da deputada estadual Enfermeira Rejane, participaram Elaine Ferreira Torres (sub-reitora de Extensão e Cultura da UERJ), Cássia Souza (presidente do SINTUPERJ,) Ricardo Lodi Ribeiro (diretor licenciado da Faculdade de Direito e candidato a reitor da UERJ), e a presidente da ABEn-RJ, Sonia Acioli. O evento contou ainda com a presença querida da primeira presidente do Coren-RJ, Nalva Pereira Caldas, que recebeu uma homenagem especial e foi muito aplaudida.

Representantes de instituições de saúde também prestigiaram e foram chamados ao palco: Secretaria de Saúde de Itaipava, Hospital Santa Teresa de Petrópolis, HUPE/UERJ, Hospital Naval Marcílio Dias, Secretaria de Saúde de Resende, Hospital Municipal Souza Aguiar, Instituto Nacional de Cardiologia, Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA e Casa de Saúde São José. Coordenadores, diretores e docentes dos cursos médios de enfermagem também participaram, ao lado de seus alunos.

Fonte de texto: Cofen