Os termômetros indicavam 39°C e sol estava presente com toda sua força, em Goiânia! Além do sol, profissionais e acadêmicos de Enfermagem mostraram sua força e motivação durante a Caminhada da Enfermagem "Nursing Now na Chegada da Primavera", no último sábado, 21/09.

O trajeto de 2.100 metros foi desenvolvido ao som de palavras de ordem que reivindicam a valorização à Enfermagem e relatos de atividades da categoria, com a presença de conselheiros do Cofen e Coren-GO, representantes de Sindicatos e Associações representativas; além de faculdades e escolas de Enfermagem e instituições de saúde. Das janelas e portas das casas surgiram moradores que prestaram solidariedade e apoio à luta.

A presidente do Coren-GO, Ivete Barreto falou sobre a prioridade que deve ser dada por todos os profissionais da Enfermagem à luta de valorização e reconhecimento da Enfermagem. "Sabemos da nossa importância para os serviços de saúde e qualidade da assistência à população. Agora é hora de apontarmos isso para o público em geral, incluindo parlamentares, autoridades, gestores, pacientes, familiares e amigos. É hora de dar voz ao que somos!", disse.

Para Roberta Rios, presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (Sieg), a Caminhada deu oportunidade para sensibilizar a própria categoria da importância da autovalorização para que outros sejam também sensibilizados. "A partir do momento que nos sentimos fortes, temos condições de lutar e exigir mais de nossos representantes políticos", disse. A também sindicalista, Luzineia Vieira, do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde) convocou todos os profissionais e acadêmicos a levantarem as bandeiras da Enfermagem. "Vamos todos unidos lutarmos por nossos direitos e não aceitar retrocessos", pontuou.

Campanha global – A Caminhada da Enfermagem, que é um dos destaques da ampla divulgação da campanha global Nursing Now, contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas durante o trajeto, e outras 100 nos pontos de concentração e chegada. Grupos de estudantes e profissionais se preparam com antecedência e personalizaram sua participação.
Um desses grupos, foi a dos trabalhadores do Instituto de Nefrologia. A responsável técnica do serviço, Aline de Sousa Xavier, reuniu toda equipe de Enfermagem e explicou os objetivos da campanha Nursing Now e destacou a importância de que enfermeiros e técnicos participassem das ações de valorização e luta da categoria. "Não adianta querermos ser valorizados e não participarmos das ações promovidas pelas entidades que nos representam. Temos de participar e fazer nossa parte", disse a técnica de enfermagem Marilucia Santos, da equipe do Instituto.


Fonte de texto: www.corengo.org.br

Fonte de imagem: fen.ufg.br