O Rio de Janeiro já tem sua primeira instituição certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen): a Casa de Saúde São José, no bairro Humaitá. De 24 a 26/09, as Comissões Nacional e Regional da Qualidade realizaram visitas de avaliação e, na tarde desta quinta-feira (26), o parecer final foi pronunciado, conferindo o Selo de Qualidade à instituição e a Certificação de Qualidade aos profissionais de Enfermagem da Casa de Saúde São José. Sob o rigoroso critério de qualificação das Comissões da Qualidade, a instituição atendeu à maioria das exigências determinadas no Manual de Assistência de Enfermagem.

"Evidenciamos uma equipe engajada nos processos de qualidade, tanto dos enfermeiros quanto dos técnicos e auxiliares de Enfermagem", elogiou a enfermeira Angela La Cava, coordenadora da Comissão da Qualidade do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), que participou da avaliação ao lado da Comissão Nacional da Qualidade, composta por Tânia Ortega, Ursula Gliesch e Zainet Nogimi. A sessão de encerramento e apresentação dos resultados contou com a presença da enfermeira conselheira Magali Delfino, representando o Coren-RJ, e da alta direção da Casa de Saúde São José.

Angela La Cava destacou que a adesão ao Selo da Qualidade possibilita aos profissionais de Enfermagem a manutenção e melhoria dos processos assistenciais, e ao incentivo à formação sobre segurança do paciente, para atender as necessidades e exigências atuais dos ambientes de trabalho. "A instituição estava inscrita no Programa Nacional de Qualidade (PNQ) e, em agosto, estivemos lá em reunião de apoio ao processo de avaliação para o Selo da Qualidade e certificação dos profissionais de Enfermagem. Na ocasião, a responsável técnica Ivonete Costa e equipe realizaram uma autoavaliação, evidenciando a cultura de segurança com práticas de Enfermagem voltadas para a segurança do paciente, gestão de risco e desenvolvimento profissional", resumiu a coordenadora da Comissão Regional da Qualidade do Coren-RJ (CRQ).

Fonte de texto: Cofen

Fonte de imagem Cofen