O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), em parceria com o município de Itacoatiara, realizou a Corrida da Enfermagem Coren-AM, em alusão ao Outubro Rosa. O evento ocorreu na tarde deste sábado (26) na orla da cidade onde se concentraram cerca de 800 corredores.

A atividade esportiva reuniu profissionais de Enfermagem, estudantes e o público em geral, com o objetivo de mobilizar a categoria e a população a praticar atividades físicas e conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama e colo uterino.
Para realizar a inscrição da corrida era necessário a doação de 1kg de alimento não perecível, no ato da doação foram entregues camisas do evento. Todos os alimentos arrecadados foram revertidos para instituições que amparam mulheres em tratamento de câncer.

Durante a concentração, foi oferecido alongamento coletivo e aulas de danças como zumba, após a concentração da largada, priorizando pessoas da terceira idade e em seguida os demais participantes. O trajeto percorrido foi de 3km, os corredores contaram com estrutura de primeiros socorros e distribuição de água durante todo o trajeto, que durou cerca de uma hora. O presidente do Coren-AM, Sandro André, destacou a grande participação do conselho na Enfermagem amazonense. "A gestão tem feito um grande trabalho na capital e no interior com o objetivo de oferecer aos profissionais e a população uma atuação digna e qualificada a todos", ressaltou.

Na ocasião, o prefeito do município, Antônio Peixoto destacou a importância da prática da atividade física para a população. "Essa atividade é uma forma de aceitar a vida, uma vida saudável e acima de tudo um envelhecimento de qualidade e distante de doenças", finalizou.

A atividade contou com duas categorias de ganhadores:

Masculino

1° Lugar – Jhonatan Campos
2° Lugar – Jeovan Lopes

Feminino

1° Lugar – Líbine Souza
2° Lugar – Lia Nunes

Fonte de texto: Cofen