A rotina de enfermeiros e enfermeiras é muito agitada e o mercado de trabalho além de estar cada vez mais competitivo está exigindo mais qualificações dos profissionais. Pensando nisso, o Incursos desenvolveu a especialização em Enfermagem Urgência e Emergência e UTI "Dupla Certificação" para que os profissionais consigam aprender o suficiente para atuar nessas áreas que demandam maior conhecimento, mas, ao mesmo tempo consigam obter dois certificados em menos tempo. É algo inovador e dá o suporte necessário para transformar os alunos e alunas em verdadeiros especialistas no assunto.

Esta pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência e UTI (Dupla certificação) tem o objetivo de preparar os profissionais da enfermagem para a assistência ao paciente crítico em ambiente pré e intra hospitalar, tendo como eixo central a complexidade que envolve o cuidado a esses pacientes, bem como o desempenho de procedimentos e manejo dos equipamentos essenciais para a manutenção do estado hemodinâmico.


A área de atuação demanda profissionais habilitados, com conhecimento das tecnologias invasivas, minimamente invasivas e não invasivas. Sendo assim, os pós-graduandos participam de aulas teórico-práticas com professores altamente capacitados e qualificados para o mercado de trabalho. O corpo docente da especialização conta com professores com vasta experiência profissional com níveis de mestrado e doutorado, garantindo aos alunos qualificação aprimorada, conhecimento e maior eficiência em cada um dos módulos.

O biomédico e professor, Jhonathan Gonçalves da Rocha, ministra o módulo de Sistema hematológico/ Interpretação de exames, e explica que em muitos casos os alunos na graduação de enfermagem possuem um déficit de aprendizagem no que diz respeito a interpretação de exames e por isso a maioria aprende mesmo quando já estão inseridos no mercado de trabalho. "Então, esse módulo traz um aprofundamento dentro do contexto de entender mais sobre os exames laboratoriais porque tanto para os enfermeiros quanto para outros profissionais da saúde é uma temática muito importante e todos precisam ter esse conhecimento".


O docente também frisa que as especializações abrem portas para um mercado de trabalho mais amplo, já que atualmente só a graduação não basta e a área profissional filtra quais são os profissionais que possuem algo a mais para oferecer além da graduação. Ele ainda diz que a especialização possui esse diferencial para que a pessoa esteja mais preparada para conseguir uma colocação no mercado e enfrentar os desafios.


De acordo com a coordenadora da especialização em Enfermagem Urgência e Emergência e UTI "Dupla Certificação", Cleiciane Vieira de Lima, essas áreas de atuação revelam-se como excelentes opções para o enfermeiro, tendo em vista a quantidade de profissionais desta área que o mercado absorve. Ela ainda destaca a alta demanda por enfermeiros (as) capacitados. "Além do serviço hospitalar, tem aumentado e muito o número de serviços móveis e aeromóveis de urgência, que tem, a cada dia, buscado por profissionais preparados e habilitados para o serviço. E esse preparo é exigido porque é uma área desafiadora, pois a rotatividade é grande e o enfermeiro deve ter conhecimento e habilidade ímpar para agir de forma rápida e com excelência", explica.

Cleiciane além de coordenadora também é mestre na área de enfermagem e explica o que os alunos formados nesta área vão ter na especialização. "O Curso de Urgência e Emergência da INCURSOS possui 480 horas, com 24 módulos teóricos e práticos, ministrados por professores altamente capacitados, como enfermeiros do Hospital das Clínicas, Hospital de Urgência de Goiânia, SAMU de Goiás e do Distrito Federal, Bombeiros de Goiás e também de São Paulo, do Hospital Albert Einstein, entre outros", afirma.


Se você atua na área da enfermagem não perca tempo. Matricule-se na especialização em Enfermagem Urgência e Emergência e UTI "Dupla Certificação" do Incursos e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Incursos Jhonathan Gonçalves da Rocha CRBM-3 4833 e Cleiciane Vieira de Lima COREN: 000.242.262

Imagem: 123RF